Feira de Cordel

A programação da Feira de Cordel, realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), traz, nesta sexta-feira (9), o cordelista Leonardo Leal, mais conhecido por Mané Gostoso. Já no sábado (10), será a vez da cordelista Claudete Gomes e, em seguida, show do Forró do Escurinho. O evento acontece no Busto de Tamandaré, praia de Tambaú, nas sextas e sábados de maio, a partir das 17h, e envolve exposição de cordéis, apresentações de cordelistas, repentistas e trios de forró.
O cordelista Leonardo Leal, da cidade de Floresta (PE), mora em João Pessoa há oito anos e lembra que esta é a terceira vez que participa da Feira de Cordel. “Desde 2023 tenho participado, expondo meu material, tanto cordel como xilogravura. Considero a Feira de Cordel de suma importância para valorização, divulgação e pertencimento dessa arte, que é a literatura de cordel, principalmente por ser uma arte nordestina, genuinamente paraibana. É através de ações como essa que perpetuamos a arte, valorizando o tradicional e dando espaço para os que agora estão chegando”, pontua.
Neste sábado, o comando será de Claudete Gomes, cordelista carioca, radicada em João Pessoa desde 1991. “Eu me apresento oficialmente neste sábado, dia 10, e o público pode esperar uma potente e genuína representação da cultura nordestina, por meio da declamação de nossa poesia popular feita por uma poeta cordelista”, destaca.
Na música, o comando será do Trio Forró do Escurinho com a promessa de muita animação em clima junino na tarde de sábado. “O São João está chegando e nós estamos organizando um repertório para tocar. O Trio Forró do Escurinho vai mesclar canções autorais e os sucessos tradicionais. Não tem como fazer uma festa de forró sem o Trio Nordestino, Três do Nordeste, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Marinês, Assisão. Tocamos alguns sucessos dessa turma e também as autorais, porque eu também componho algumas coisas de forró”, conta o artista.
Integram o trio, além de Escurinho, o zabumbeiro Fabrizzio Formiga, que é compositor e cantor; e o sanfoneiro e compositor Yuri Gonzaga, que faz parte do grupo Os Gonzagas.