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{"id":240908,"date":"2018-11-06T06:08:43","date_gmt":"2018-11-06T09:08:43","guid":{"rendered":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/?p=240908"},"modified":"2018-11-06T09:21:41","modified_gmt":"2018-11-06T12:21:41","slug":"digitais-influencers-conquistam-cenario-profissional","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/rc-vips\/digitais-influencers-conquistam-cenario-profissional\/","title":{"rendered":"Digitais Influencers conquistam cen\u00e1rio profissional"},"content":{"rendered":"

Com mais de 116 milh\u00f5es de brasileiros conectados \u00e0 internet, muitos j\u00e1 acompanharam dicas, segredos, tutoriais de diversos assuntos que foram elaborados por pessoas conhecidas como Digitais Influencers, a nova profiss\u00e3o que cria celebridades na web.<\/p>\n

O alto n\u00famero de seguidores nas redes sociais e forte engajamento, transformaram os influenciadores em grandes aliados de empresas que enxergam nesse nicho um mercado para a divulga\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os por meio de propagandas inseridas no dia a dia do influenciador, que tem o poder de, em uma \u00fanica postagem, enaltecer ou reprimir a imagem da marca.<\/p>\n

\u201cA \u00faltima pesquisa realizada pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Comunica\u00e7\u00e3o Empresarial, em 2016, mostrou que 65% das marcas passaram a adotar essa estrat\u00e9gia e 20% dos consumidores estavam dispostos a pagar mais por um produto endossado pelos influenciadores. Hoje, com toda certeza, este n\u00famero est\u00e1 bem maior\u201d, indica a influenciadora digital e advogada especialista em Direito da Fam\u00edlia e Sucess\u00f5es, Lili Paiva.<\/p>\n

Por\u00e9m, nem tudo s\u00e3o flores nesse cen\u00e1rio digital. Os contratos de trabalho entre os profissionais e as empresas, quando existem, n\u00e3o s\u00e3o feitos de forma legal. \u201cAs presta\u00e7\u00f5es de servi\u00e7os s\u00e3o autorizadas de maneira absolutamente informal, por meio de conversas pessoais, telef\u00f4nicas, mensagens ou e-mails, deixando as partes sem nenhuma formaliza\u00e7\u00e3o jur\u00eddica\u201d, afirma Paiva.<\/p>\n

O Fashion Law, \u00e1rea do direito que envolve todo o universo da moda, desde meio ambiente e trabalho escravo a pirataria e direitos autorais, discute e fomenta a abrang\u00eancia do marketing de influ\u00eancia e como o campo jur\u00eddico pode amparar essa nova profiss\u00e3o. Nada mais coerente do que desenvolver todos os aparatos legais para que essa nova profiss\u00e3o possa ser id\u00f4nea e dar voz aos influencers digitais que tanto det\u00e9m o poder de escolha de milhares de pessoas dentro da web.<\/p>\n

\u201cCertamente podemos dizer que Digital Influencer \u00e9 uma profiss\u00e3o nova, sem qualquer previs\u00e3o na lei at\u00e9 o momento. Existem dois projetos de lei visando regulamentar a profiss\u00e3o de blogueiro e vlogueiro, PLs 4289\/2016 e 8569\/2017. Enquanto n\u00e3o \u00e9 aprovada uma lei espec\u00edfica, o ideal \u00e9 utilizar as regras de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os, que possui previs\u00e3o legal no C\u00f3digo Civil, C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, Lei de Direito Autorais, Marco Civil da Internet, normas do CONAR e outras normas aplic\u00e1veis\u201d, orienta Paiva.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Com mais de 116 milh\u00f5es de brasileiros conectados \u00e0 internet, muitos j\u00e1 acompanharam dicas, segredos, tutoriais de diversos assuntos que foram elaborados por pessoas conhecidas como Digitais Influencers, a nova profiss\u00e3o que cria celebridades na web.<\/p>\n

O alto n\u00famero de seguidores nas redes sociais e forte engajamento, transformaram os influenciadores em grandes aliados de empresas que enxergam nesse nicho um mercado para a divulga\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os por meio de propagandas inseridas no dia a dia do influenciador, que tem o poder de, em uma \u00fanica postagem, enaltecer ou reprimir a imagem da marca.<\/p>\n

\u201cA \u00faltima pesquisa realizada pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Comunica\u00e7\u00e3o Empresarial, em 2016, mostrou que 65% das marcas passaram a adotar essa estrat\u00e9gia e 20% dos consumidores estavam dispostos a pagar mais por um produto endossado pelos influenciadores. Hoje, com toda certeza, este n\u00famero est\u00e1 bem maior\u201d, indica a influenciadora digital e advogada especialista em Direito da Fam\u00edlia e Sucess\u00f5es, Lili Paiva.<\/p>\n

Por\u00e9m, nem tudo s\u00e3o flores nesse cen\u00e1rio digital. Os contratos de trabalho entre os profissionais e as empresas, quando existem, n\u00e3o s\u00e3o feitos de forma legal. \u201cAs presta\u00e7\u00f5es de servi\u00e7os s\u00e3o autorizadas de maneira absolutamente informal, por meio de conversas pessoais, telef\u00f4nicas, mensagens ou e-mails, deixando as partes sem nenhuma formaliza\u00e7\u00e3o jur\u00eddica\u201d, afirma Paiva.<\/p>\n

O Fashion Law, \u00e1rea do direito que envolve todo o universo da moda, desde meio ambiente e trabalho escravo a pirataria e direitos autorais, discute e fomenta a abrang\u00eancia do marketing de influ\u00eancia e como o campo jur\u00eddico pode amparar essa nova profiss\u00e3o. Nada mais coerente do que desenvolver todos os aparatos legais para que essa nova profiss\u00e3o possa ser id\u00f4nea e dar voz aos influencers digitais que tanto det\u00e9m o poder de escolha de milhares de pessoas dentro da web.<\/p>\n

\u201cCertamente podemos dizer que Digital Influencer \u00e9 uma profiss\u00e3o nova, sem qualquer previs\u00e3o na lei at\u00e9 o momento. Existem dois projetos de lei visando regulamentar a profiss\u00e3o de blogueiro e vlogueiro, PLs 4289\/2016 e 8569\/2017. Enquanto n\u00e3o \u00e9 aprovada uma lei espec\u00edfica, o ideal \u00e9 utilizar as regras de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os, que possui previs\u00e3o legal no C\u00f3digo Civil, C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, Lei de Direito Autorais, Marco Civil da Internet, normas do CONAR e outras normas aplic\u00e1veis\u201d, orienta Paiva.<\/p>\n","protected":false},"author":12,"featured_media":240909,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":true,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[7],"tags":[516,6780,11129,420,18],"jetpack_publicize_connections":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/11\/lili2.jpg","_links":{"self":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/240908"}],"collection":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/12"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=240908"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/240908\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/240909"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=240908"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=240908"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=240908"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}