TEXTO: ROG\u00c9RIO ALMEIDA<\/strong><\/p>\n FOTOS: ROGERIO ALMEIDA E STUTTGART & MERCEDES BENZ<\/strong><\/p>\n <\/p>\n Mundo da Mercedes-Benz\u00a0 (Foto: Rog\u00e9rio Almeida)<\/strong><\/p>\n N\u00e3o se sabe ao certo o momento exato em que foi inventado o meio de transporte que mais revolucionou o mundo: o autom\u00f3vel. Mas se sabe, que se existe um pa\u00eds que \u00e9 o ber\u00e7o deste mais famoso meio de transporte \u00e9 a Alemanha, e a cidade \u00e9 Stuttgart.<\/p>\n <\/p>\n \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 Vista a\u00e9rea de Stuttgart (Foto: Stuttgart tourist)<\/strong><\/p>\n Capital e maior cidade do estado de Baden-Wurttemberg, Stuttgart \u00e9 a sexta maior cidade da Alemanha.<\/p>\n Situada \u00e0s margens do rio Neckar com um popula\u00e7\u00e3o na regi\u00e3o de mais de 2, 7 milh\u00f5es de habitantes, Stuttgart est\u00e1 cercada de colinas, com muitos vinhedos, vales e parques.<\/p>\n Quem visita Stuttgart tem na agenda conhecer algumas das mais tradicionais montadoras de autom\u00f3vel do mundo como a Porsche, e o Mundo da Mercedes- Benz, bem como como as gigantes de pe\u00e7as automotivas\u00a0Bosch e Mahle.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 Museu da Porsche\u00a0 (Foto: Porsche)<\/strong><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 Exibi\u00e7\u00e3o de carros antigos do Museu Porsche\u00a0 (Foto: Porsche)<\/strong><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n \u00a0 \u00a0 Exibi\u00e7\u00e3o de carros antigos do Museu Porsche\u00a0 (Foto: Porsche)<\/strong><\/p>\n Pela reputa\u00e7\u00e3o de ser o ‘ber\u00e7o do autom\u00f3vel’ eu contava as horas para ir conhecer o Mundo da Mercedes Benz.<\/p>\n <\/p>\n Elevador do futuro no\u00a0 Museu Mercedes-Benz\u00a0 (Foto: Mercedes-Benz)<\/strong><\/p>\n Ao chegar ao Museu nos impressiona a modernidade do edif\u00edcio inaugurado em 2006 e saber que iria fazer um passeio sobre a hist\u00f3ria do autom\u00f3vel. \u00a0Desde os primeiros prot\u00f3tipos, aos carros usados por Hitler, os de competi\u00e7\u00e3o, e at\u00e9 os usados pelos papas, presidentes, reis e celebridades.<\/p>\n Impressionante \u00e9 o moderno elevador chamado de m\u00e1quina do tempo, e que de vez em quando promove um redemoinho, que \u00e9 uma das atra\u00e7\u00f5es do lugar.<\/p>\n <\/p>\n Mercedes-Benz Museum Exhibition c Daimler AG\u00a0 (Foto: Mercedes-Benz)<\/strong><\/p>\n Trata-se de um grande showroom com os carros do passado, presente e futuro. Al\u00e9m dos principais lan\u00e7amentos o museu possui restaurante e loja de souvenires e j\u00e1 passou por aqui mais de dois milh\u00f5es de visitantes.<\/p>\n Uma visita guiada ao Mundo da Mercedes Benz com dura\u00e7\u00e3o aproximada de uma hora e meia \u00e9 como uma viagem no tempo. Cada andar do museu conta a hist\u00f3ria da f\u00e1brica em ordem cronol\u00f3gica.<\/p>\n <\/p>\n Mercedes-Benz Museum Mythos 7 c Daimler AG\u00a0 (Foto: Mercedes-Benz)<\/strong><\/p>\n O nosso tour se inicia no \u00faltimo piso, que conta a hist\u00f3ria do in\u00edcio do autom\u00f3vel de 1886 a 1900.<\/p>\n Aqui chama a aten\u00e7\u00e3o o motor de um cilindro da Daimler e a primeira carruagem motorizada de 1886.<\/p>\n O andar seguinte corresponde ao per\u00edodo de 1900 a 1914, ano de in\u00edcio da I Grande Guerra Mundial.\u00a0 Em destaque a Mercedes 40PS, fabricada em 1902 que \u00e9 considerado o mais antigo dos Mercedes existentes ainda atualmente no mundo.<\/p>\n <\/p>\n \u00a0 Calhambeques (Foto: Stuttgart Tourist)<\/strong><\/p>\n Depois vem o andar dos ve\u00edculos da \u00e9poca de Hitler e os das celebridades do cinema, da pol\u00edtica e da religi\u00e3o. Est\u00e3o aqui os carros que pertenceram \u00e0 atriz Grace Kelly, Princesa Diana, ao Beatle Ringo Starr. Me chamou a aten\u00e7\u00e3o o Papa- M\u00f3vel utilizado pelo Papa Jo\u00e3o Paulo II em 1980.<\/p>\n Um dos pontos altos do Museu Mercedes Benz \u00e9 a dos carros de corrida. Emo\u00e7\u00e3o ao ver as raridades da F\u00f3rmula I, como o carro pilotado pelo famoso Juan Manuel Fangio, entre 1945 e 1960. Destaque tamb\u00e9m para as MacLarens pilotadas pelos campe\u00f5es mundiais como Mika Hakkinen e Lewis Hamilton.<\/p>\n Uma parada para ler sobre a hist\u00f3ria do autom\u00f3vel. \u00c9 quando se sabe que em 1871, Stuttgart com apenas 91\u00a0000 habitantes, Gottlieb Daimler\u00a0inventou o autom\u00f3vel em uma pequena oficina em Cannstatt.\u00a0 Depois sua empresa Daimler inventou tamb\u00e9m a primeira motocicleta em 1885 e o primeiro autom\u00f3vel de quatro rodas um ano mais tarde. Ambos inventados por Karl Benz, e, posteriormente, industrializado em 1887 por Gotllieb Daimler e Wilhelm Maybach.<\/p>\n <\/p>\n \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 \u00a0 Mercedes-Benz Arena (Foto: Mercedes-Benz)<\/strong><\/p>\n A Mercedes al\u00e9m do Museu possui o est\u00e1dio Gottlieb- Daimler Stadion\u00a0(atualmente Mercedes-Benz Arena) onde foram realizados alguns dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2006.<\/p>\n Enquanto o Mundo da Mercedes Benz destaca os carros cl\u00e1ssicos o Museu da Porsche apresenta os esportivos.<\/p>\n Em estilo futurista, o Museu da Porsche conta a hist\u00f3ria do fundador da montadora: Ferdinand Porsche.<\/p>\n Na parede uma frase de Ferry Porsche, filho de Ferdinand e um dos respons\u00e1veis pelo design \u00fanico dos carros que levam o sobrenome da fam\u00edlia: `Olhei em volta e n\u00e3o encontrei o carro dos sonhos. Ent\u00e3o resolvi faz\u00ea-lo`.<\/p>\n Inaugurado em janeiro de 2009, o Museu da Porsche \u00e9 outra visita imperd\u00edvel em Stuttgart.<\/p>\n Alguns dos carros expostos jamais chegaram \u00e0s lojas, eram de uso particular de Ferdinand e Ferry Porsche.<\/p>\n Ador\u00e1vel ver os ve\u00edculos utilizados nas c\u00e9lebres provas `24 Horas de Le Mans`.<\/p>\n Aqui como no Mundo da Mercedes Benz, muitos carros utilizados nos filmes de Hollywood e usados por celebridades do mundo inteiro.<\/p>\n O museu conta detalhadamente a hist\u00f3ria de Ferdinand Porsche que come\u00e7a a ser a partir de 1939, ano em que foi criado um dos carros mais famosos do mundo, o Beetle. No Brasil ficou conhecido como Fusca e at\u00e9 hoje \u00e9 um dos carros mais vendidos da hist\u00f3ria e fabricado pela Porsche. A Volkswagen apenas adicionou o logotipo e come\u00e7ou a fabrica\u00e7\u00e3o em grande escala.<\/p>\n O primeiro Porsche constru\u00eddo por Ferdinand, foi em 1948, o 356 Roadster, com partes de Fusca.<\/p>\n Muitas preciosidades no Museu Porsche como o TYP 360, projetado por Ferdinand e feito pela f\u00e1brica italiana Crist\u00e1lia (1947). Credita-se a esta inven\u00e7\u00e3o, o desenvolvimento do que seria hoje os carros de F\u00f3rmula 1.<\/p>\n Outras raridades do Museu Porsche s\u00e3o o Coup\u00e9 Ferdinand, (1950), um dos carros que pertencia ao pr\u00f3prio fundador da f\u00e1brica e o primeiro Porsche Carrera, com a inscri\u00e7\u00e3o 0001 no seu interior.<\/p>\n <\/p>\n Torre de televis\u00e3o de Stuttgart (Foto: Stuttgart tourist)<\/strong><\/p>\n Depois das visitas aos museus da Mercedes Benz e da Porsche, a vez foi das demais atra\u00e7\u00f5es tur\u00edsticas de Stuttgart como a antiga Torre de Televis\u00e3o, com uma altura de 150 metros e que oferece a vista mais bela da cidade, a Pra\u00e7a do Pal\u00e1cio, o Antigo Castelo Medieval, o Castelo Novo.<\/p>\n <\/p>\n Quartos cujas camas s\u00e3o em formato de autom\u00f3veis (Foto: V8 Hotel)<\/strong><\/p>\n Na regi\u00e3o de Stuttgart, em Meilenwerk, os amantes dos autom\u00f3veis podem se hospedar no V8 Motor World, um hotel cujas camas tem formatos de ve\u00edculos e que provoca uma das sensa\u00e7\u00f5es mais incr\u00edveis.<\/p>\n