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{"id":268405,"date":"2020-03-09T09:00:14","date_gmt":"2020-03-09T12:00:14","guid":{"rendered":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/?p=268405"},"modified":"2020-03-09T14:50:10","modified_gmt":"2020-03-09T17:50:10","slug":"historia-de-sucesso","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/rc-vips\/historia-de-sucesso\/","title":{"rendered":"Hist\u00f3ria de sucesso"},"content":{"rendered":"

Ela se casou com 17 anos, se mudou para Jo\u00e3o Pinheiro, interior de Minas, e logo se tornou m\u00e3e. Foi nessa \u00e9poca que D. Dalva criou a receita de p\u00e3o de queijo que conquistava o paladar de todos que experimentavam a iguaria. Aos 31 anos, se viu diante de um grande desafio: vi\u00fava e com quatro filhos pequenos para criar. Como recome\u00e7ar? Vendeu a fazenda e partiu para Belo Horizonte, onde concluiu o ensino m\u00e9dio e fez um curso no Conselho Regional de Corretores de Im\u00f3veis.<\/p>\n

Uma das primeiras corretoras de im\u00f3veis da capital mineira rapidamente conquistou a fidelidade da clientela e recordes de vendas. Sempre muito exigente, focada e comprometida, D. Dalva tinha como premissa a transpar\u00eancia: \u201cquando eu n\u00e3o encontrava um im\u00f3vel com as caracter\u00edsticas solicitadas, era sincera. Dizia que buscaria por ele incansavelmente e era exatamente o que fazia. E, na maioria das vezes, o cliente ficava bastante satisfeito\u201d, explica.<\/p>\n

A nova rotina de trabalho era pesada e inclu\u00eda fins de semana e feriados. Afinal, o foco era ofertar conforto e boa forma\u00e7\u00e3o escolar para os filhos. Mas D. Dalva n\u00e3o poderia deixar os filhos sem o que eles mais amavam: os p\u00e3es de queijo, feitos por ela desde os tempos de fazenda. A solu\u00e7\u00e3o foi simples: preparar a receita caseira e congelar. O que D. Dalva n\u00e3o imaginava \u00e9 que aquela demonstra\u00e7\u00e3o de amor aos filhos se transformaria, anos mais tarde, no carro-chefe de uma das maiores marcas do ramo aliment\u00edcio do Brasil: a Forno de Minas.<\/p>\n

N\u00e3o foi em um piscar de olhos. Como dizem por a\u00ed, \u201cmuita \u00e1gua passou por debaixo da ponte\u201d. Um dos seus filhos, Helder, voltou de um curso dos Estados Unidos e teve contato com um h\u00e1bito j\u00e1 incorporado \u00e0 rotina dos norte-americanos: o consumo de alimentos congelados. D. Dalva ficou desconfiada. \u201cComo, em Minas Gerais, onde todos tinham h\u00e1bito de fazer p\u00e3o de queijo em casa, um neg\u00f3cio desse tipo poderia fazer sucesso?\u201d. Mas, como ela mesma diz: \u201ctrabalho \u00e9 vida\u201d e s\u00f3 se descobre o resultado tentando. Com o apoio dos filhos, H\u00e9lida e Helder, D. Dalva enfrentou a jornada.<\/p>\n

Sucesso instant\u00e2neo em toda capital mineira, em apenas um ano o p\u00e3o de queijo Forno de Minas passa a ser produzido em larga escala e a empresa se transfere para Contagem, regi\u00e3o metropolitana de BH, onde foram alugados alguns galp\u00f5es. Quando, em 1992, Vicente Camiloti se junta \u00e0 sociedade. A produ\u00e7\u00e3o di\u00e1ria que, no in\u00edcio, era de aproximadamente 90 kg de p\u00e3es de queijo salta para 1.200 kg.<\/p>\n

Quatro anos depois, em 1995, a empresa constr\u00f3i sua sede pr\u00f3pria, com 24 mil m\u00b2, tamb\u00e9m em Contagem. Neste momento, vendiam o p\u00e3o de queijo para grandes redes de supermercados. A Forno de Minas j\u00e1 fazia parte do dia a dia de muitos brasileiros e, para manter a excel\u00eancia de seus produtos, foi adquirido um moderno latic\u00ednio em Concei\u00e7\u00e3o do Par\u00e1, a 120 km de Belo Horizonte. O objetivo era fabricar queijos na especifica\u00e7\u00e3o ideal para as receitas, garantindo a padroniza\u00e7\u00e3o e a qualidade de todos os produtos.<\/p>\n

Em 1999, a Forno de Minas foi vendida para a multinacional Pillsbury, unidade de alimentos da holding Diageo. Dez anos depois, a General Mills, que havia comprado a Pillsbury, fecha as portas da empresa e demite todos os funcion\u00e1rios.<\/p>\n

Movidos pela paix\u00e3o, a fam\u00edlia Couto Mendon\u00e7a e Vicente Camiloti, readquirem a marca em 2009, reativam a f\u00e1brica da Forno de Minas e convidam todos os ex-funcion\u00e1rios para retornar\u00a0ao trabalho. D. Dalva assume novamente a produ\u00e7\u00e3o, a ind\u00fastria volta a produzir o leg\u00edtimo p\u00e3o de queijo mineiro, trazendo novamente para a mesa dos brasileiros o sabor que conquistou o pa\u00eds anos atr\u00e1s e ampliando o mix de produtos, que atende tanto o varejo quanto o\u00a0food service<\/em>.<\/p>\n

Hoje, aos 77 anos, D. Dalva \u00e9 a respons\u00e1vel pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos e est\u00e1 na f\u00e1brica todos os dias. A empresa cresce ano ap\u00f3s ano. Em 2020, a empresa completa 30 anos de funda\u00e7\u00e3o, com mais de 1200 funcion\u00e1rios, 14 filiais no Brasil, 1 subsidi\u00e1ria nos Estados Unidos e 3 f\u00e1bricas (Contagem (MG) \/ Latic\u00ednios em Concei\u00e7\u00e3o do Par\u00e1 (MG) \/ Batatas (S\u00e9rya) em Arax\u00e1 (MG).<\/p>\n

E os p\u00e3es de queijo da D. Dalva, que faziam sucesso no lanche dos filhos e nas confraterniza\u00e7\u00f5es da fam\u00edlia, ganharam o Brasil e o mundo! Foi gra\u00e7as a ela que a Forno de Minas tornou-se a primeira empresa a produzir p\u00e3o de queijo congelado no mercado, numa \u00e9poca em que equipamentos para produ\u00e7\u00e3o ainda n\u00e3o existiam e foram desenvolvidos em parceria com diversas empresas, com o conhecimento e as m\u00e3os da D. Dalva. Desde ent\u00e3o, a empresa tem como objetivo tamb\u00e9m de tornar o p\u00e3o de queijo conhecido fora do Brasil, transformando-o em um produto global. E isso quer dizer possibilitar que todos os habitantes do mundo possam degustar, em qualquer canto em que estiverem, um pedacinho de Minas Gerais, atrav\u00e9s do aut\u00eantico p\u00e3o de queijo, repleto de hist\u00f3ria e, claro, muito queijo. Por isso, cada fornada \u00e9 um motivo a mais para seguir na miss\u00e3o e, constantemente, refor\u00e7ar as caracter\u00edsticas originais do verdadeiro p\u00e3o de queijo mineiro.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Ela se casou com 17 anos, se mudou para Jo\u00e3o Pinheiro, interior de Minas, e logo se tornou m\u00e3e. Foi nessa \u00e9poca que D. Dalva criou a receita de p\u00e3o de queijo que conquistava o paladar de todos que experimentavam a iguaria. Aos 31 anos, se viu diante de um grande desafio: vi\u00fava e com quatro filhos pequenos para criar. Como recome\u00e7ar? Vendeu a fazenda e partiu para Belo Horizonte, onde concluiu o ensino m\u00e9dio e fez um curso no Conselho Regional de Corretores de Im\u00f3veis. Uma das primeiras corretoras de im\u00f3veis da capital mineira rapidamente conquistou a fidelidade da clientela e recordes de vendas. Sempre muito exigente, focada e comprometida, D. Dalva tinha como premissa a transpar\u00eancia: \u201cquando eu n\u00e3o encontrava um im\u00f3vel com as caracter\u00edsticas solicitadas, era sincera. Dizia que buscaria por ele incansavelmente e era exatamente o que fazia. E, na maioria das vezes, o cliente ficava bastante satisfeito\u201d, explica.\u00a0A nova rotina de trabalho era pesada e inclu\u00eda fins de semana e feriados. Afinal, o foco era ofertar conforto e boa forma\u00e7\u00e3o escolar para os filhos. Mas D. Dalva n\u00e3o poderia deixar os filhos sem o que eles mais amavam: os p\u00e3es de queijo, feitos por ela desde os tempos de fazenda. A solu\u00e7\u00e3o foi simples: preparar a receita caseira e congelar. O que D. Dalva n\u00e3o imaginava \u00e9 que aquela demonstra\u00e7\u00e3o de amor aos filhos se transformaria, anos mais tarde, no carro-chefe de uma das maiores marcas do ramo aliment\u00edcio do Brasil: a Forno de Minas. SAIBA MAIS…<\/p>\n","protected":false},"author":12,"featured_media":268406,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":true,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[7],"tags":[14672,3316,3245,839,12687,18,780],"jetpack_publicize_connections":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/03\/dalva.jpg","_links":{"self":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/268405"}],"collection":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/12"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=268405"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/268405\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/268406"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=268405"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=268405"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rcvips.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=268405"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}