Auto de Ariano
“Auto de Ariano, o realista esperançoso” é a primeira grande exposição imersiva de um artista brasileiro. No dia 13 de abril, os convidados puderam conhecer, em primeira mão, os detalhes e as curiosidades da vida e da obra de um dos maiores pensadores do Brasil, Ariano Suassuna.
Pela manhã, jornalistas, radialistas e produtores de conteúdo digital foram recebidos pelo CEO do Luzzco e realizador da exposição, Jader França, e pelo co-realizador da mostra João Suassuna, neto de Ariano.
À noite, o Luzzco abriu as portas para a família de Ariano, que veio a João Pessoa especialmente para o evento, e também para alguns convidados, autoridades e patrocinadores. Entre os presentes, a secretária Rosália Lucas, representando o Governo do Estado da Paraíba, além de representantes da Academia Paraibana de Letras e da Associação Paraibana de Imprensa. A exposição contou com o apoio e patrocínios do Ministério da Cultura e da Energisa e de incentivadores do espaço, como H-Station, Officina, Família Carneiro, MGA Construções e Marcos Inácio Advogados. A noite contou com a presença especial e emocionante de dona Zélia, a viúva de Ariano, que se emocionou com a homenagem inédita ao artista.
Ao final do evento, Jader França, em nome do Luzzco, foi presenteado pela família de Ariano com um pedra em formato de coração armorial retirado da fazenda Carnaúba, localizada em Taperoá, onde Ariano esculpiu e presenteou a João quando ele tinha 8 anos de idade. Neste lançamento, ganhou o significado de pedra fundamental da arte, cultura e da coerência.