Milton Cunha vem!

Uma das expressões culturais mais importantes do Nordeste, as quadrilhas juninas estarão no centro das discussões, em um evento promovido pelo projeto Coquetel Molotov Negócios, que reúne, em Campina Grande, nos próximos dias 17 e 18 de maio, representantes do Boi de Parintins, dos carnavais do Rio de Janeiro e do Recife e do São João de Campina Grande, nada menos que três das dez maiores festas populares do Brasil, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
O evento, que será realizado no Auditório do Museu de Arte e Ciência (MAC), traz para a Rainha da Borborema, nomes consagrados no cenário da cultura nacional, tais como o cenógrafo Milton Cunha; Ericky Nakanome, presidente do Conselho de Artes do Boi Bumbá Caprichoso; Rafaela Bastos vice-presidente de Projetos Especiais da Mangueira); e Rodrigo Menezes (vice-presidente do Galo da Madrugada).
O evento tem patrocínio da AeC e é uma realização da Coda Produções e do Ministério da Cultura. Em sua sétima edição, o projeto se consolida como um espaço de formação, articulação e reflexão sobre o mercado cultural, promovendo debates, workshops e painéis voltados à sustentabilidade e inovação na música e na cultura independentes. As inscrições já estão abertas no link https://forms.gle/sdMV6z7PnRKmuoue6 .
“Recebemos o desafio de focar nossas ações nas quadrilhas juninas e pensamos numa programação que culmina com uma Carta Aberta, um documento coletivo que vai reunir anseios, desejos e propostas das quadrilhas de Campina Grande, sobre como viver essa arte o ano inteiro. A ideia é pensar em soluções práticas e tradicionais, trocando experiências com iniciativas de outras regiões do Brasil”, afirma Ana Garcia , diretora do Coquetel Molotov.
Para construir essa programação, o projeto chamou a artista, coreógrafa e cantora Kaline Kíssia, referência na cultura popular e com mais de 30 anos de atuação nas quadrilhas juninas, especialmente na Junina Moleka 100 Vergonha . Ao lado dela, também integra a curadoria, a jornalista pernambucana Lenne Ferreira, diretora da Aqualtune Produções e parte da equipe do projeto, há três anos. A programação conta ainda com a colaboração de Maximino Ferreira de Lima Filho, poeta, cordelista, compositor, apresentador, quadrilheiro e empreendedor da economia criativa.