Posse em Barcelona

A engenheira, advogada e escritora paraibana Carmem Eleonôra Amorim foi empossada, na última semana, como membro da Academia Hispânica Brasilen̈a de Letras, Artes y Letras (AHBLA), em cerimônia realizada na cidade de Barcelona, Espanha. A AHBLA é reconhecida por promover a integração cultural entre Brasil e Espanha, funcionando como uma ponte para que intelectuais brasileiros possam compartilhar suas contribuições com o mundo.
Durante sua turnê literária pela Europa, Carmem lançou a obra Silêncio Rasgado, escrita em coautoria com Tania Casteliano, Katia Falcão, Giuliana Martins e Valéria Arruda — uma publicação que reverencia mulheres que romperam paradigmas na Engenharia e marcaram história em obras técnicas, sociais e humanas. O livro foi autografado em eventos na tradicional Feira de Saint Jordi e na Libraria Autônoma, ambas em Barcelona; além da icônica Livraria Lello, no Porto, e da Oboé, em Braga. Na Lello, inclusive, Carmem conquistou um feito inédito: tornou-se a primeira engenheira a assinar um livro naquele espaço literário de renome internacional.
Presidente da Associação Paraibana de Engenheiras, Agrônomas e Geocientistas (APEAG), Carmem Eleonora também integra a Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências (AMCLAC) e a Academia Brasileira Rotária (ABROL). Com uma carreira dedicada à ética e ao conhecimento, coordenou publicações sobre mercados internacionais e segue somando feitos que enobrecem não apenas a literatura e a engenharia, mas a força feminina na construção de um Brasil mais justo e plural.